Entenda tudo sobre alimentação para funcionários em empresas
O Brasil possui uma série de legislações a respeito de direitos dos trabalhadores. Algumas questões possuem um cuidado extra, como é o caso da alimentação para funcionários.
Para este âmbito existe o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) , que tem como objetivo melhorar as condições alimentares dos colaboradores de uma empresa.
O projeto surgiu pela importância do assunto na melhora do desempenho da equipe, aumento do bem-estar e qualidade de vida dos trabalhadores.
Acompanhe este post para conferir todas as informações sobre esse programa.
O que é o PAT?
O Programa de Alimentação do Trabalhador foi instituído pelo Ministério do Trabalho. Em suas normas, foi pensado para que tanto colaboradores quanto empregadores sejam beneficiados.
O PAT possibilita que as empresas tenham uma dedução no Imposto de Renda equivalente aos custos com benefícios alimentares. Esse valor pode chegar até a 4% do valor declarado referente aos gastos.
A ideia do programa é proporcionar aos funcionários um benefício à saúde por meio do acesso a uma alimentação de qualidade. Caberá à empresa definir como será feita essa entrega.
Essa também é uma escolha importante para a organização, já que cada modalidade apresenta vantagens e desvantagens.
As mais utilizadas atualmente são os cartões de vale-refeição ou alimentação, restaurantes próprios e também a contratação de uma empresa de refeições coletivas.
É bom lembrar que esse é um benefício de grande importância no ambiente empresarial, já que tem impacto direto no desempenho das atividades diárias.
Por esse motivo, existe toda uma regulamentação e cuidado quando se trata sobre alimentação para funcionários.
Vantagens do PAT para a empresa
Aderir ao PAT mostra que a empresa tem uma preocupação com os funcionários não apenas no ambiente de trabalho, mas na vida pessoal.
Portanto, proporcionar uma alimentação de qualidade pode sim aumentar a produtividade, mas, principalmente, pode manter o indivíduo com uma vida saudável, menos propenso a doenças e disposto a realizar todas as atividades da rotina além do trabalho.
Esse cenário pode contribuir para que a empresa engaje seus colaboradores, diminua o turnover e até mesmo ajude na atração de novos talentos.
Outro ponto relevante pelo lado empresarial é a redução de custos, já que a empresa fica isenta de encargos sociais em relação aos benefícios concedidos.
Além disso, as instituições que adotam o Programa de Alimentação do Trabalhador têm até 4% dos impostos descontados.
Vantagens do PAT para o colaborador
O PAT tem como objetivo atingir trabalhadores que recebem até 5 salários mínimos, para que esses funcionários, que não possuem uma renda tão elevada, também tenham acesso a itens importantes para o dia a dia deles.
Inegavelmente os funcionários de uma empresa são ativos muito importantes, por isso, não é à toa que práticas de reconhecimento e engajamento interno têm se tornado cada vez mais recorrentes.
Gerar um ambiente propício para a execução correta do trabalho é o primeiro passo para uma organização atingir o sucesso desejado, e, programas e regulamentações como o PAT servem como base para a construção desse ambiente.
Com acesso a refeições balanceadas, saudáveis e de qualidade os colaboradores estarão mais dispostos a desempenhar seus papéis na organização.
Além disso, uma boa alimentação ajuda na prevenção de doenças, aumento na disposição, concentração e melhoria na qualidade de vida.
Nesse sentido, a escolha do benefício oferecido aos trabalhadores também merece a sua atenção já que pode fazer toda diferença.
Clique aqui para descobrir como uma empresa especializada em refeições coletivas pode contribuir com a melhora nos resultados da sua companhia com alimentação para funcionários.