Categorias: Governamental

Dicas de como trabalhar a sustentabilidade na escola

Aprender como trabalhar a sustentabilidade na escola é muito importante já que esse assunto é fundamental para as próximas gerações e também para o nosso presente.

Hábitos mais sustentáveis podem ser feitos com simples mudanças no dia a dia e todos podemos aplicá-los. Na escola é interessante que além de falar sobre sustentabilidade como conceito, sejam apresentadas as razões para ter atitudes mais sustentáveis e também formas de colocá-la em prática.

Pais e alunos devem ser inseridos nesse contexto e hoje vamos dar algumas dicas de como você pode fazer isso na sua escola. Confira!

Como trabalhar a sustentabilidade na escola

Um assunto que impacta diretamente em nossas vidas sempre merece atenção. Esse é o caso da sustentabilidade e podemos dizer que existem muitas ações bem simples que podem ajudar.

É claro que quanto mais pessoas ajudarem e tiverem consciência sobre a importância das ações em favor da sustentabilidade, melhor.

O lixo, por exemplo, é um tema que já possibilita algumas discussões. A primeira é sobre a coleta e a separação dos materiais recicláveis e não recicláveis.

A escola deve começar dando o exemplo e separando as lixeiras de acordo com as categorias necessárias para que depois o descarte seja feito corretamente.

Promover atividades que utilizem materiais reutilizados também é uma ótima ideia. Brinquedos, materiais para as aulas, artesanatos, maquetes e várias outras possibilidades podem ser exploradas pelos professores.

O trabalho ativo sobre o assunto também precisa ser tema frequente nas disciplinas de sala de aula. É a partir delas que será construída a consciência dos alunos sobre o tema, independente da série em que eles estejam, as discussões acerca disso devem ser recorrentes.

Criar um projeto de uma horta escolar também é uma outra ideia que pode ajudar muito a trabalhar a sustentabilidade na escola. Aqui pode ser explorada a melhor qualidade dos alimentos frescos, de uma boa refeição e também as atividades práticas.

Além disso, é claro que também é preciso ter discussões sobre a agricultura e a relação que ela possui com o meio ambiente. Essa atividade inclusive pode ser estendida para casa, já que pode ser trabalhada com as famílias.

Todas elas devem ser na verdade, já que não vai adiantar nada deixar o assunto apenas na sala de aula. Incluir a família é tão importante quanto abordar o tema em si.

E para você conferir mais conteúdos escolares é só acessar o nosso blog.

Até mais!

Risotolândia

Posts Recentes

Por que é importante investir em alimentação balanceada nos refeitórios empresariais?

Você que é gestor de empresa certamente já se perguntou sobre os melhores métodos para…

2 dias atrás

Alimentação consciente: como combater o desperdício?

O desperdício de alimentos é uma preocupação de toda a sociedade. Além de envolver questões…

1 semana atrás

O papel do nutricionista na alimentação hospitalar

A rotina de um hospital envolve equipes multidisciplinares, que atuam em consonância com um único…

2 semanas atrás

Como a alimentação coletiva contribui para a integração dos funcionários?

Os processos organizacionais de uma empresa devem ser planejados com atenção, afinal, muitos são os…

3 semanas atrás

Conheça os diferenciais de empresas que investem na alimentação coletiva

Para os gestores de empresas, um assunto que está sempre em pauta é a motivação…

1 mês atrás

Qual a importância de uma dieta hospitalar de qualidade?

Comer bem é aquela prática sem contraindicações, que todo profissional da saúde indica. Independentemente do…

2 meses atrás