Categorias: Governamental

Importância dos cardápios especiais nas merendas escolares

Sempre falamos que a alimentação desempenha um papel fundamental no nosso desenvolvimento, e, por ter esse papel, o cuidado com as merendas escolares é redobrado. Pois é necessário suprir as necessidades nutricionais de cada idade, garantindo opções saudáveis para os alunos que precisam de uma alimentação diferenciada, mostrando a importância dos cardápios especiais nas merendas escolares.

Afinal, o planejamento de cada refeição vai muito além de selecionar os pratos com base na sua tabela nutricional.

As escolas e nutricionistas precisam trabalhar em conjunto, verificando se os alunos possuem alergias, intolerâncias ou restrições alimentares. Como doença celíaca, diabetes, intolerância à lactose, se são vegetarianos, veganos, entre outras restrições.

No blog de hoje, vamos falar sobre os cardápios especiais e a sua importância para garantir uma alimentação escolar saudável e inclusiva para todos os alunos das redes públicas. Continue conosco nessa leitura e confira a seguir!

Sobre os cardápios especiais

Uma alimentação adequada é crucial para o desenvolvimento e o bem-estar das crianças. E, nas escolas, a merenda é responsável por fornecer os nutrientes necessários para o seu crescimento saudável. Além disso, ela não só influencia no rendimento escolar, como também reflete no desenvolvimento social e pessoal dos alunos. Por isso, é preciso pensar na diversidade das opções oferecidas, respeitando questões regionais e culturais, surgindo, assim, os cardápios especiais.

Os cardápios especiais têm como objetivo atender às necessidades alimentares de alunos com restrições alimentares, alergias, intolerâncias ou doenças crônicas. Uma vez que, essas crianças muitas vezes enfrentam dificuldades para encontrar opções adequadas fora de casa. O que pode comprometer sua saúde e seu desempenho escolar.

Ao oferecer cardápios especiais, as escolas também promovem a inclusão, pois as crianças com restrições alimentares não se sentirão excluídas ou diferentes de seus colegas contribuindo para a construção de um ambiente escolar mais acolhedor e respeitoso. Além disso, essa prática contribui para a formação de hábitos alimentares saudáveis e para a conscientização sobre a importância da diversidade alimentar.

Como os cardápios especiais são planejados

Como estamos falando da merenda de escolas de redes públicas, os cardápios são elaborados por nutricionistas da Secretaria da Educação, seguindo as diretrizes  alimentares especificadas pelo PNAE. Dessa forma, garantindo a qualidade nutricional das refeições oferecidas.

Leia mais sobre em: PNAE: Saiba mais sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar

Um cardápio escolar especial pode incluir opções sem glúten, lactose, vegetarianas, veganas, entre outras. Dessa forma, as escolas precisam estar atentas às necessidades individuais de cada aluno, garantindo que eles tenham acesso a refeições balanceadas e adequadas às suas restrições alimentares.

Grupo Risotolândia em compromisso com alimentação saudável nas escolas!

Nós, do Grupo Risotolândia, possuímos 70 anos de experiência no preparo de alimentações coletivas, com colaboradores capacitados para atender as demandas da alimentação infantil. Além disso, possuímos uma equipe completa, com nutricionista escolar e demais técnicos, para realizar todas as orientações sobre Segurança Alimentar na compra, manuseio, preparo e distribuição de alimentos para os estudantes.

Para saber mais sobre alimentação escolar e para crianças e jovens, entre em contato conosco.

Risotolândia

Posts Recentes

5 receitas de água saborizada para aliviar o calor

Ainda estamos experimentando o ápice do verão e não há nada melhor que uma bebida…

2 meses atrás

O papel do nutricionista na alimentação coletiva

Quando o assunto trata sobre refeições coletivas, todo e o mínimo cuidado é pouco. Desde…

2 meses atrás

10 passos para desenvolver a resiliência

O ambiente de trabalho está repleto de desafios e, em algumas situações, vence-los não será…

2 meses atrás

Brain foods e como elas melhoram as suas habilidades

A alimentação tem um papel crucial na manutenção da nossa saúde e no desenvolvimento das…

2 meses atrás

As 4 fases do desenvolvimento infantil

Assistir e acompanhar o crescimento dos nossos pequenos é uma das experiências mais gratificantes que…

2 meses atrás

Aprenda a montar um prato completo e saudável!

A alimentação é um dos pilares fundamentais para a manutenção da nossa saúde e bem-estar.…

3 meses atrás