5 importantes cuidados com a sua Saúde Emocional

O cuidado com a saúde emocional e mental tem ganhado grande destaque. E, mesmo com esse assunto ganhando grandes destaque, ainda circulam tabus em nossa sociedade a saúde mental, em principal sobre a busca por ajuda.

A saúde emocional é um aspecto fundamental para o nosso bem-estar geral. Por isso, precisamos ter uma vida saudável e equilibrada, cuidando de nós mesmos física e mentalmente.

E, aproveitando que estamos em pleno Setembro Amarelo, campanha realizada pela conscientização e prevenção ao suicídio, trouxemos algumas dicas para te ajudar a entender a importância do cuidado com a saúde emocional e como realizar esse cuidado diário.

Continue conosco nessa leitura e priorize o seu autocuidado:

1. Pratique exercícios físicos regularmente

A prática de atividade física é responsável por liberar endorfina e serotonina, hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar e felicidade. Além disso, o exercício físico ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, melhorando a saúde mental como um todo – quem nunca se sentiu mais motivado e energizado depois de uma série de exercícios, não é mesmo?

Procure algo que possa ser inserido no seu cotidiano e que te traga prazer, como caminhadas, yoga, dança, musculação, entre outros.

2. Alimente-se de forma saudável

Você sabia que a alimentação também tem um impacto significativo na nossa saúde emocional? Isso ocorre pois ela é fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo, principalmente das nossas funções cerebrais, como a memória e a cognitiva.

Leia mais sobre em: 5 alimentos que melhoram a memória e concentração

Procure evitar o consumo excessivo de alimentos ultraprocessados e tente criar uma dieta equilibrada, rica em  frutas, legumes, grãos integrais e proteínas magras. Com essa mudança é possível ver uma mudança, mesmo que pequena, no seu humor e disposição.

Leia mais sobre em: Bem-estar emocional e alimentação, entenda mais!

3. Regule o seu sono

Assim como a alimentação, não ter uma boa rotina de sono pode afetar diretamente a sua concentração e humor, além de aumentar os níveis de estresse.

De acordo com especialistas, é indicado ter, no mínimo, 8 horas de sono diárias. Por isso, crie uma rotina saudável, estabelecendo um horário para ir para deitar-se, fazendo detox dos eletrônicos para que seu corpo e mente relaxem, até pegar no sono.

4. Priorize o autocuidado

Reserve tempo para si para fazer atividades que goste e que lhe tragam prazer e relaxamento. É muito importante ter esse momento para praticar hobbies, como meditação, leitura, assistir filmes ou séries, pois são formas de cuidar da sua saúde emocional. Afinal, todos nós precisamos descansar e nos divertir um pouco.

Além disso, também é necessário aprender a estabelecer limites e a dizer “não” quando necessário, priorizando o seu bem-estar e evitando sobrecargas emocionais.

5. Busque apoio emocional

Por fim, preste atenção em si mesmo. Ao sentir dificuldade para lidar com o que está passando, não deixe de buscar apoio emocional, seja com amigos, familiares ou profissionais. Ter alguém em quem confiar e compartilhar suas emoções pode trazer alívio e perspectivas diferentes para os problemas.

Cuidar da saúde emocional é um processo contínuo e exige dedicação e esforço diários. Mas já são com esses pequenos cuidados, que conseguimos ver a diferença para se ter uma melhor qualidade de vida.

Risotolândia

Posts Recentes

5 receitas de água saborizada para aliviar o calor

Ainda estamos experimentando o ápice do verão e não há nada melhor que uma bebida…

2 meses atrás

O papel do nutricionista na alimentação coletiva

Quando o assunto trata sobre refeições coletivas, todo e o mínimo cuidado é pouco. Desde…

2 meses atrás

10 passos para desenvolver a resiliência

O ambiente de trabalho está repleto de desafios e, em algumas situações, vence-los não será…

2 meses atrás

Brain foods e como elas melhoram as suas habilidades

A alimentação tem um papel crucial na manutenção da nossa saúde e no desenvolvimento das…

2 meses atrás

As 4 fases do desenvolvimento infantil

Assistir e acompanhar o crescimento dos nossos pequenos é uma das experiências mais gratificantes que…

2 meses atrás

Aprenda a montar um prato completo e saudável!

A alimentação é um dos pilares fundamentais para a manutenção da nossa saúde e bem-estar.…

3 meses atrás