A importância da cultura de feedback corporativo

Manter os colaboradores bem engajados e motivados pode ser um desafio para muitos gestores. Porém, uma forma de alcançar essa meta, encontra-se na cultura de feedback bem desenvolvida e estabelecida nas organizações.

Uma vez que, estamos falando de uma ferramenta essencial para o crescimento profissional, tanto dos colaboradores como da organização como um todo. Assim, criando um ambiente de trabalho com mais transparência e abertura para diálogo entre gestores e funcionários.

💡 Leia mais sobre em: Qual a importância do feedback no meio corporativo?

Porém, para que o feedback seja efetivo, é necessário que ele seja realizado da forma certa. Sendo assim, é justamente sobre isso que estaremos falando com vocês no blog de hoje, mostrando como aplicar uma cultura de feedback e a sua importância no ambiente corporativo. Então continue conosco nessa leitura e não perca nada!

Mas o que é a cultura do feedback?

O feedback é um termo do inglês que podemos conceituar como o retorno sobre o comportamento e performance de alguém, sendo esse positivo ou negativo, incentivando a busca por melhorias. Nesse sentido, a cultura de feedback refere-se a uma cultura organizacional onde as pessoas se sentem confortáveis em dar e receber devolutivas de maneira aberta e contínua.

A partir do momento em que gestores passam a conversar com seus colaboradores apontando possíveis melhorias e reconhecendo seu desempenho, seu time passa a sentir-se mais motivado e engajado com a empresa.

Como realizar feedback para a sua equipe?

Criar uma cultura de feedback não é uma tarefa fácil. Porém, sem dúvidas, manter uma comunicação eficaz, com empatia e respeito, é um dos principais pilares. Além disso, é importante que essa mudança passe a ser realizada aos poucos, gradativamente, para que o corpo profissional se acostume e se sinta confortável.

Ainda, a intenção deve ser sempre construtiva, visando o crescimento do colaborador. Nesse sentido, é importante que cada um dos feedbacks seja realizado junto de fatos e exemplos, de forma específica e objetiva, evitando generalizações. Assim, quem está recebendo essa devolutiva entende o que precisa ser feito para melhorar.

Também é essencial estar atento à maneira como o feedback é dado. Uma vez que, o tom de voz, a linguagem utilizada e o momento escolhido para esta interação podem influenciar muito a forma como a mensagem será recebida.

O reconhecimento também é um elemento crucial dentro da cultura do feedback. Já que, não se trata apenas de críticas ou sugestões, as conquistas e esforços devem ser reconhecidos e celebrados. Como resultado, isso faz com que os colaboradores se sintam valorizados e incentivados a continuar a desenvolver seu trabalho e a alcançar metas.

A cultura do feedback é para todos

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a cultura de feedback não é unilateral. Ou seja, gerentes e líderes devem estar abertos a receber feedback de seus subordinados. Pois, essa prática promove um ambiente de maior confiança, respeito e colaboração, em que todos no grupo sentem que sua opinião é valorizada.

Construir uma cultura de feedback é um processo, mas que possui grandes benefícios:

  • promove a aprendizagem;
  • crescimento pessoal e profissional;
  • aumenta a produtividade;
  • melhora a satisfação no trabalho;
  • fortalece as relações interpessoais.

Esperamos que você tenha gostado desse post sobre a importância da cultura de feedback!

Agora, que tal continuar se informando em nosso blog? Lá você encontrará mais conteúdos interessantes sobre alimentação saudável e dicas para manter uma vida equilibrada.

Não deixe de nos acompanhar e compartilhar!

Grupo Risotolândia

O Grupo Risotolândia possui 70 anos de dedicação e compromisso com a qualidade e inovação em soluções de refeições coletivas para escolas, empresas e hospitais.

Responsabilidade e expertise que nos permite preparar e levar alimentação saudável e saborosa para mais de 550 mil brasileiros e brasileiras diariamente.

Para conhecer mais sobre os nossos serviços, entre em contato com um de nossos especialistas!

Risotolândia

Posts Recentes

5 receitas de água saborizada para aliviar o calor

Ainda estamos experimentando o ápice do verão e não há nada melhor que uma bebida…

2 meses atrás

O papel do nutricionista na alimentação coletiva

Quando o assunto trata sobre refeições coletivas, todo e o mínimo cuidado é pouco. Desde…

2 meses atrás

10 passos para desenvolver a resiliência

O ambiente de trabalho está repleto de desafios e, em algumas situações, vence-los não será…

2 meses atrás

Brain foods e como elas melhoram as suas habilidades

A alimentação tem um papel crucial na manutenção da nossa saúde e no desenvolvimento das…

2 meses atrás

As 4 fases do desenvolvimento infantil

Assistir e acompanhar o crescimento dos nossos pequenos é uma das experiências mais gratificantes que…

2 meses atrás

Aprenda a montar um prato completo e saudável!

A alimentação é um dos pilares fundamentais para a manutenção da nossa saúde e bem-estar.…

3 meses atrás