Impactos da alta rotatividade na empresa

A rotatividade, também chamada de turnover, é um fenômeno recorrente nas organizações, principalmente em um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico. Porém, quando há uma alta nos índices de rotatividade, principalmente em um curto período, isso pode indicar problemas internos que precisam ser rapidamente resolvidos. Assim, evitando diversos impactos negativos para as empresas.

Hoje, exploraremos essas implicações e como uma gestão eficiente de recursos humanos (RH) pode alavancar a retenção e o crescimento da empresa.

A alta rotatividade

Em resumo, a rotatividade é conceituada como o movimento de pessoas dentro de uma organização, de admissão e saída. Dessa forma, temos uma alta rotatividade quando muitos funcionários deixam a empresa, seja o desligamento realizado pela empresa ou a desejo do próprio profissional durante um determinado período.

O turnover pode acontecer por diversas razões, incluindo demissão, aposentadoria ou transferências, e cabe ao RH investir e descobrir quais as suas principais causas. Para que, assim, a empresa possa tomar as devidas medidas.

Impactos negativos do turnover elevado

Uma alta rotatividade causa diversos impactos, e nenhum deles é positivo, tanto interna como externamente para o mercado – refletindo diretamente na imagem da empresa para seus consumidores.

Sendo assim, entre os principais impactos negativos do turnover, podemos citar os custos financeiros com o desligamento e recrutamento dos funcionários. Uma vez que a empresa precisa acertar todos os direitos trabalhistas com o funcionário que está saindo e lidar com todos os encargos com a nova contratação – de treinamento a uniformização.

Além disso, também há uma perda de produtividade durante o tempo que o cargo fica vago e até que o novo colaborador esteja totalmente adaptado.

O constante fluxo de saída e entrada de colaboradores pode causar incertezas e desmotivação entre os que ficam, afetando o clima organizacional. Como resultado, isso pode levar a uma queda na qualidade do trabalho e no atendimento ao cliente, possivelmente prejudicando a reputação da empresa.

A importância de uma gestão eficiente para diminuir a rotatividade

Uma gestão eficiente de RH é fundamental para lidar com o turnover. Além de desenvolver um processo de recrutamento e seleção eficaz, é importante investir na retenção de talentos. Ademais, o RH tem o papel de identificar fatores que podem estar contribuindo para a alta rotatividade e buscar estratégias para amenizá-los.

Dessa forma, estratégias como oferecer um bom plano de carreira, promover um ambiente de trabalho positivo e respeitoso, com oportunidades de treinamento e desenvolvimento, ajudam a manter os colaboradores motivados e reduzem os índices de turnover.

Além disso, é importante que o RH possua um bom plano de onboarding para os novos colaboradores, garantindo que eles se sintam bem-vindos e preparados para suas funções. Isso pode melhorar o desempenho do novo colaborador, aumentar a satisfação no trabalho e assim reduzir a probabilidade de turnover.

Esperamos que você tenha gostado desse post sobre os impactos da alta rotatividade!

Agora, que tal continuar se informando em nosso blog? Lá você encontrará mais conteúdos interessantes sobre alimentação saudável e dicas para manter uma vida equilibrada.

Não deixe de nos acompanhar e compartilhar!

Grupo Risotolândia

O Grupo Risotolândia possui 70 anos de dedicação e compromisso com a qualidade e inovação em soluções de refeições coletivas para escolas, empresas e hospitais.

Responsabilidade e expertise que nos permite preparar e levar alimentação saudável e saborosa para mais de 550 mil brasileiros e brasileiras diariamente.

Para conhecer mais sobre os nossos serviços, entre em contato com um de nossos especialistas!

Risotolândia

Posts Recentes

5 receitas de água saborizada para aliviar o calor

Ainda estamos experimentando o ápice do verão e não há nada melhor que uma bebida…

2 meses atrás

O papel do nutricionista na alimentação coletiva

Quando o assunto trata sobre refeições coletivas, todo e o mínimo cuidado é pouco. Desde…

2 meses atrás

10 passos para desenvolver a resiliência

O ambiente de trabalho está repleto de desafios e, em algumas situações, vence-los não será…

2 meses atrás

Brain foods e como elas melhoram as suas habilidades

A alimentação tem um papel crucial na manutenção da nossa saúde e no desenvolvimento das…

2 meses atrás

As 4 fases do desenvolvimento infantil

Assistir e acompanhar o crescimento dos nossos pequenos é uma das experiências mais gratificantes que…

2 meses atrás

Aprenda a montar um prato completo e saudável!

A alimentação é um dos pilares fundamentais para a manutenção da nossa saúde e bem-estar.…

3 meses atrás