Entenda tudo sobre hard, soft e green skills

Se você tem contato com a área de RH ou passou por um processo seletivo recente, muito provavelmente já se deparou com termos como hard, soft e, recentemente falada, green skills, não é mesmo?

As chamadas competências, técnicas e comportamentais, desempenham um papel muito importante no nosso dia a dia profissional. Tanto para a realização de tarefas, como para relacionar-se e gerir conflitos com colegas, fornecedores, parceiros e clientes.

Se você se interessou e quer saber mais sobre as hard, soft e green skills, te convidamos a continuar essa leitura com a gente. Então se aconchegue, pegue uma xícara de café e vamos lá!

Hard Skills

Primeiramente, vamos falar sobre as Hard Skills, termo usado para se referir às habilidades ou competências técnicas de um profissional. Ou seja, aqui falamos de habilidades que não são inatas à pessoa, mas aquelas que podem ser adquiridas e aprendidas através de cursos, treinamentos, capacitações e com os anos de experiência.

Em suma, trata-se do conhecimento específico de uma profissão ou áreas e podem ser medidas e comprovadas através de diplomas, certificados, portfólios e testes. Como resultado, as hard skills são essenciais para que o profissional consiga desempenhar as suas atividades com eficiência.

Soft Skills

Já as Soft Skills são as habilidades pessoais, relacionadas à sua personalidade e à forma como você se relaciona com outras pessoas, são inatas. Tendo grande peso no meio profissional, pois está diretamente relacionada a habilidades de comunicação, empatia, liderança, trabalho em equipe, resolução de conflitos, entre outras. Em outras palavras, aqui falamos muito sobre a inteligência emocional.

Green Skills

Por último, mas não menos importante, temos as Green Skills, ou habilidades verdes, termo relativamente novo, que se refere às competências relacionadas à sustentabilidade e ao meio ambiente. Dessa forma, as green skills podem incluir conhecimentos sobre eficiência energética, gestão de resíduos, conservação de água, entre outros.

Como posso desenvolver minhas skills?

Agora que você já sabe o que são as hard, soft e green skills, você pode estar se perguntando: como posso desenvolver essas habilidades? E a resposta é: de várias maneiras!

Para as hard skills, como já mencionamos, você pode procurar por cursos, treinamentos e outras formas de educação formal. Além disso, a prática é uma excelente maneira de aprimorar suas habilidades técnicas.

Enquanto que, voltado para as soft skills, o processo é mais diferenciado. Diretamente ligada à cultura organizacional de uma empresa, é possível que gestores ajudem seus colaboradores a desenvolverem suas soft skills por meio de feedbacks contínuos, momentos de imersão e com palestras e workshops internos. Dessa forma, é possível criar situações que desafiem as habilidades de comunicação, liderança, trabalho em equipe, etc.

As green skills podem ser desenvolvidas da mesma forma que as hard skills, porém com a busca de treinamentos e cursos mais específicos.

Esperamos que você tenha gostado desse post sobre as hard, soft e green skills!

Agora que você já sabe tudo sobre o mundo das competências, que tal continuar se informando em nosso blog? Lá você encontrará mais conteúdos interessantes sobre alimentação saudável e dicas para manter uma vida equilibrada.

Não deixe de nos acompanhar e compartilhar com seus amigos!

Até a próxima!

Risotolândia

Posts Recentes

5 receitas de água saborizada para aliviar o calor

Ainda estamos experimentando o ápice do verão e não há nada melhor que uma bebida…

2 meses atrás

O papel do nutricionista na alimentação coletiva

Quando o assunto trata sobre refeições coletivas, todo e o mínimo cuidado é pouco. Desde…

2 meses atrás

10 passos para desenvolver a resiliência

O ambiente de trabalho está repleto de desafios e, em algumas situações, vence-los não será…

2 meses atrás

Brain foods e como elas melhoram as suas habilidades

A alimentação tem um papel crucial na manutenção da nossa saúde e no desenvolvimento das…

2 meses atrás

As 4 fases do desenvolvimento infantil

Assistir e acompanhar o crescimento dos nossos pequenos é uma das experiências mais gratificantes que…

2 meses atrás

Aprenda a montar um prato completo e saudável!

A alimentação é um dos pilares fundamentais para a manutenção da nossa saúde e bem-estar.…

3 meses atrás