Principais Tendências de Gestão para 2024

Ao longo de 2023, o setor de recursos humanos passou por diversas mudanças e transformações, trazendo à tona novas tendências de gestão para o ano que está por vir. Tendo em vista a grande influência que a digitalização gerou e tem gerado no meio corporativo, podemos esperar por outras mudanças para lidar com as atuais demandas do mercado.

Sendo assim, é por meio dessas atualizações que empresas estão conseguindo investir em uma gestão mais humanizada, diminuindo as taxas de turnover, assumindo compromisso com a responsabilidade socioambiental e conseguindo se estabelecer com mais competitividade e referência.

Nesse blog, vamos falar mais sobre as principais tendências de gestão para o ano de 2024. Então continue conosco nessa leitura!

Inteligência Artificial (IA)

A Inteligência Artificial é, sem dúvidas, uma ferramenta que revolucionou, não somente o RH, como todo o meio corporativo, otimizando e automatizando processos repetitivos. Nesse sentido, a IA permite ao gestor analisar grandes volumes de dados em pouco tempo, além de prestar auxílio na triagem de currículos e marcar e confirmar horários de entrevistas.

Dessa forma, o resultado dessa digitalização está na realização mais eficiente das atividades e nas tomadas de decisões mais assertivas. 

Gamificação para qualificação profissional

Outra das grandes tendências de gestão que já tem ganhado grande destaque é a gamificação. Uma vez que, trata-se da aplicação de elementos gráficos e lúdicos, oriundos dos jogos, em treinamentos e avaliações profissionais.

Dessa forma, além de aumentar o engajamento dos funcionários, a gamificação contribui para a aprendizagem e desenvolvimento de novas habilidades com maiores taxas de retenção e compreensão do conteúdo. Uma vez que proporciona um ambiente seguro para experimentação, erro e repetição.

💡 Leia mais sobre em: Universo Risotolândia: gamificação e capacitação

Modalidade híbrida

O home office foi uma alternativa que empresas encontraram para dar continuidade às suas atividades durante os tempos de isolamento durante a pandemia da Covid-19. Entretanto, desse momento tão crítico, muitos foram os benefícios encontrados no trabalho remoto, principalmente a saúde dos colaboradores.

Como resultado, o modelo híbrido foi criado para que o colaborador possa alternar a realização das suas atividades entre o presencial e o remoto. Dessa forma, não só aumenta a satisfação dos próprios funcionários, como também é uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento da empresa para alcançar novos talentos.

Diversidade e inclusão

A crescente importância e necessidade atribuída à diversidade e inclusão estará fortemente presente nas tendências da gestão para 2024. Uma vez que, as empresas precisam adotar posturas mais inclusivas, assumindo compromisso com a responsabilidade social e desenvolvendo uma cultura organizacional mais diversa.

Dessa forma, criando ambientes acessíveis, seguros e confortáveis para que os mais diversos colaboradores tenham a oportunidade de se desenvolverem profissionalmente.

💡 Leia mais sobre em: Diversidade e Inclusão: desenvolvimento interpessoal e profissional

Employee Experience

A experiência do colaborador durante toda a sua jornada profissional também é uma das principais tendências de gestão para 2024. Em outras palavras, as empresas passam a se preocupar mais em ouvir os seus colaboradores, os colocando como foco principal. 

💡 Leia mais sobre em: Employee Experience: o que é e como melhorar?

Em suma, cada uma dessas tendências terá seus respectivos desafios. Contudo, cada uma delas visa criar um ambiente mais humanizado, eficiente e produtivo.

Esperamos que você tenha gostado desse post sobre as principais tendências de gestão para 2024!

Agora, que tal continuar se informando em nosso blog? Lá você encontrará mais conteúdos interessantes sobre alimentação saudável e dicas para manter uma vida equilibrada.

Não deixe de nos acompanhar e compartilhar!

Grupo Risotolândia

O Grupo Risotolândia possui 70 anos de dedicação e compromisso com a qualidade e inovação em soluções de refeições coletivas para escolas, empresas e hospitais.

Responsabilidade e expertise que nos permite preparar e levar alimentação saudável e saborosa para mais de 550 mil brasileiros e brasileiras diariamente.

Para conhecer mais sobre os nossos serviços, entre em contato com um de nossos especialistas!

Risotolândia

Posts Recentes

5 receitas de água saborizada para aliviar o calor

Ainda estamos experimentando o ápice do verão e não há nada melhor que uma bebida…

2 meses atrás

O papel do nutricionista na alimentação coletiva

Quando o assunto trata sobre refeições coletivas, todo e o mínimo cuidado é pouco. Desde…

2 meses atrás

10 passos para desenvolver a resiliência

O ambiente de trabalho está repleto de desafios e, em algumas situações, vence-los não será…

2 meses atrás

Brain foods e como elas melhoram as suas habilidades

A alimentação tem um papel crucial na manutenção da nossa saúde e no desenvolvimento das…

2 meses atrás

As 4 fases do desenvolvimento infantil

Assistir e acompanhar o crescimento dos nossos pequenos é uma das experiências mais gratificantes que…

2 meses atrás

Aprenda a montar um prato completo e saudável!

A alimentação é um dos pilares fundamentais para a manutenção da nossa saúde e bem-estar.…

3 meses atrás